A Razão da Vida

A Razão da Vida

 

Quase todos somos prisioneiros dos arrependimentos, ressentimentos e frustrações do passado e até mesmo do presente momento. Para alcançar a liberdade, é necessário trazer à tona toda a carga de sentimentos negativos acumulados ao longo das décadas. As frases: Eu sinto muito, eu me perdoo, eu me amo, eu sou grato(a); na canção em https://www.youtube.com/clip/UgkxFYabXevvqu3aVrQPhqFKEK6JqrKGvCJS podem ser a chave desta auto-superação, que conduz à pacificação íntima e à realização plena do nosso destino como fulcros de harmonia no cosmos. Estas frases podem ser interpretadas da seguinte forma:

 

Eu sinto muito, eu me perdoo: Eu cometi erros no passado, dos quais me arrependi muito. Eu cometi aqueles erros porque eu não tinha o entendimento que tenho hoje. Que possam os sentimentos negativos associados àqueles arrependimentos virem à tona, ainda que eu sofra e chore intensamente, para que eu possa ser finalmente livre para construir um futuro melhor a partir das minhas boas escolhas no presente.

 

Eu me amo: Primeiramente, eu preciso amar a mim mesmo e buscar atender às minhas vontades e necessidades para que a minha felicidade interior possa brilhar intensamente. Enquanto a felicidade estiver radiando de mim, eu posso contribuir efetivamente para iluminação de todos as pessoas queridas com quem eu compartilho esta vida através de boas ações e bons pensamentos, o que complementa imensamente o meu bem-estar íntimo.

 

Eu sou grato(a): Eu sou grato(a) pela minha vida, pelas pessoas do meu grupo de convívio, incluindo a minha família, os amigos, colegas de trabalho e as demais pessoas, pelos recursos e todas as oportunidades que eu recebi e estou recebendo nesta vida. Nada disto poderia ter existido. Mas, felizmente, isto tudo é parte integral da minha realidade. Muito obrigado.

 

É muito difícil fazer a melhoria no padrão de pensamentos e sentimentos de uma pessoa, o que conduz a um aumento significante do nível de bem-estar interior, sem a pessoa passar por um processo de saturação mental. A chave para o aprendizado de uma habilidade ou de uma mudança de comportamento é a repetição. Tocar diariamente, várias vezes por dia, e cantar uma canção com aquelas quatro frases (chamada Ho’oponopono na língua dos residentes das ilhas do Oceano Pacífico) é uma excelente técnica para uma pessoa fazer esta melhoria no padrão de pensamentos e sentimentos. Isto inclui ouvir e dizer aquelas frases ao acordar, enquanto estiver dirigindo ou pegando carona, enquanto estiver relaxando a mente, e antes de dormir. Existem várias versões diferentes em português e em diferentes línguas. Espero que você também possa se dar a oportunidade de ter esta experiência, que pode proporcional a você um estado de satisfação interior permanente ao longo da vida.

 

Faço votos para que todos nós possamos manter o nosso bem-estar interior mesmo quando somos alvos de grosserias, às quais todos estamos sujeitos. Atrás de cada ato de agressão emocional existe um ser humano em desespero, implorando por ajuda. Que possamos todos sermos fortalezas de harmonia interior para ajudar àquela pessoa a superar a escuridão que ele ou ela está temporariamente vivenciando.

 

“Humanidade, você me acolheu em seu meio mesmo sem saber quem eu era. Você me orientou e me encaminhou para que eu pudesse realizar as minhas aspirações sem esperar nada em troca. Espero, ainda nesta vida, ter a oportunidade de realizar o maior dos meus sonhos: servir a você com o melhor que eu tiver para oferecer até o último dos meus dias.”

 

Canção em português: https://www.youtube.com/clip/UgkxFYabXevvqu3aVrQPhqFKEK6JqrKGvCJS

Canção adicional em português: https://youtube.com/clip/UgkxgVc-Y1ovcTcuHZSQQEyDYLDiELAGQlW7

Canção em inglês: https://youtu.be/ckYUbuBnRuw

 

Frases para reflexão:

Eu sinto muito pelos erros que eu cometi.

Eu me perdoo, pois eu somente cometi aqueles erros porque eu não tinha o entendimento que eu tenho hoje.

Eu sou grato por tudo que recebi.

Eu me amo e eu também amo as pessoas próximas a mim. Eu sou filho(a) do universo. Eu sou uma centelha divina. Que a luz que está em mim brilhe intensamente e ilumine a escuridão que ainda existe no cosmos.

 

Autor: Ivan T. Lima Jr., Ph.D., P.E.

A_Razão_da_Vida.pdf